Intervenções em Objectos e Fotografias


FOTOGRAFIA


sem título/ untitled
raspagem em negativo 35 mm /scratching on 35 mm negative
60 x 40 cm
, 2004




sem título/ untitled
pintura em diapositivo de 35 mm /painting on 35 mm slide
60 x 40 cm
, 2004




sem título/ untitled
raspagem em diapositivo de 35 mm /scratching on 35 mm slide
40 x 60 cm
, 2004




sem título/ untitled
pintura em diapositivo de 35 mm /painting on 35 mm slide
60 x 40 cm
, 2004




sem título/ untitled
pintura em diapositivo de 35 mm /painting on 35 mm slide
40 x 60 cm
, 2004




sem título/ untitled
raspagem em diapositivo de 35 mm /scratching on 35 mm slide
60 x 40 cm
, 2004




sem título/ untitled
raspagem em diapositivo de 35 mm /scratching on 35 mm slide
60 x 40 cm
, 2004




sem título/ untitled
raspagem e pintura em diapo. de 35 mm / scratching and painting on 35 mm slide
40 x 60 cm
, 2003




sem título/ untitled
pintura em diapositivo de 35 mm /painting on 35 mm slide
60 x 40 cm
, 2003




sem título/ untitled
raspagem em diapositivo de 35 mm /scratching on 35 mm slide
40 x 60 cm
, 2004




OBJECTOS


"aeroporto" / "airport"
componentes de caixa registadora, tinta de esmalte, impressão fotográfica /
components of cash-register, paint, photographic print
27,5 x 33 x 42,5 cm
, 2003





"cinema"
componentes de máquina de escrever eléctrica, tinta , impressão fotográfica /
components of electric writing machine, paint, photographic print
18 x 36 x 33,5 cm
, 2003





"comboio" / "train"
componentes de televisor, tinta de esmalte, impressão fotográfica /
components of television, paint, photographic print
13,5 x 19 x 19 cm
, 2003





"piscina" / "swimming pool"
componentes de aspirador, tinta de esmalte, impressão fotográfica /
components of vacuum cleaner, paint, photographic print
24 x 26,5 x 20 cm
, 2003





"quarto" / "bedroom"
componentes de videogravador, tinta de esmalte, impressão fotográfica /
components of video recorder, paint, photographic print
13 x 36 x 34 cm
, 2003





"túnel" / "tunnel"
componentes de ventoinha, tinta de esmalte, impressão fotográfica /
components of electric fan, paint, photographic print
22 x 21 x 29 cm
, 2003





O impulso é semelhante ao que leva alguém a desenhar um bigode numa fotografia de jornal, mudando-lhe a personalidade ou evidenciando aquilo que já aparenta.
No meu caso o impulso é o de desenhar na realidade, acrescentar ou realçar um pormenor, para criar um sentido, ou retirar aquele que já estava presente na imagem.
Mas esta vontade de agir sobre o real não implica perpetuar na paisagem uma enorme linha a negro, e nem todas as situações são estáveis ao ponto de poderem ser construídas realmente. As fotografias permitem-me a concretização da imagem.
Algumas imagens estão mais próximas da situação do bigode no jornal, já que, no momento do disparo fotográfico eu não tinha ainda uma vontade concreta de acção sobre elas. Surgem como imagens sugestivas mas ainda em aberto, permitindo ao pensamento um passeio pelas suas possibilidades.
Outras surgem da vontade de agir sobre, e perante, a própria realidade. Aqui a fotografia surge já com um sentido, com uma intenção específica de acção.
Os objectos são reflexões sobre as possibilidades de acção sobre o real. Pegando em objectos quotidianos, que fossem constituidos por várias peças de vários tamanhos, como são os electrodomésticos, propus-me pensar sobre a possibilidade de, partindo apenas dos seus constituintes, construir representações de lugares que pudessem simular exemplos de espaços reais comuns.
Depois do processo de construção, o objecto surge como uma possibilidade de deambulação do olhar por um lugar, ou a representação de um lugar. Assim, na escala a que se apresentam e sendo construídos a partir da adaptação das pequenas partes dos electrodomésticos no sentido de simular a realidade, há um desfazamento entre a proximidade mimética do real e as condicionantes físicas que limitam a veracidade dos objectos.
Estas duas abordagens mostram uma vontade de tradução, de transformação da realidade. Uma vontade que anseia pelo aprofundar da ideia de real, procurando as suas possibilidades de apreensão.
Joana Lucas